Visitantes até agora

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como localizar um objeto celeste: Azimute, elevação e magnitude.

  Olá! Muitas pessoas geralmente tem interesse em visualizar satélites e outros objetos celestes mas acabam não conseguindo entender alguns dados que aparecem em sites e aplicativos de rastreio.Com esse objetivo, escrevi essa matéria, onde pretendo esclarecer um pouco o que são o Azimute, a elevação e a magnitude.Espero que gostem!

Azimute: 


  O Azimute é um valor em graus, contado a partir do norte na direção leste (sentido horário).Vai de 0 até 360 graus e representa um determinado ponto no horizonte.
  O requisito básico para determinar o azimute é conhecer o norte, caso você não conheça, recomendo que utilize uma bússola (pode ser encontrada em lojas de artigos esportivos/pesca).Para se utilizar a bússola basta alinhar o lado marcado da agulha, que geralmente é vermelho, com o N (norte, marcado na bússola).
Exemplo:

                                   Esta bússola, como a grande maioria, já vem com o azimute gravado



Elevação: 

  A elevação é a "altura",  também em graus, de um objeto em relação à linha do horizonte.Vai de 0°, quando o objeto está exatamente na linha do horizonte, até 90° quando o objeto está exatamente no zênite ("meio" do céu)..
  Para se determinar a elevação de um objeto basta estimar quantos graus acima do horizonte ele está (Lembrando que a linha do horizonte é o zero grau, o zênite é o noventa graus e o "meio caminho" entre os dois é o quarenta e cinco graus).
  Tem também um astrolábio simples de se fazer e que ajuda bastante determinar a elevação (clique na imagem para abrir a página do projeto): 



*Quando você ver um valor negativo de elevação, significa que o objeto está abaixo do horizonte. 

Magnitude:

 
 A magnitude é uma escala usada para medir, comparar e classificar o brilho de diferentes astros celestes.Para explicar irei usar dois exemplos: O Sol tem -27° de magnitude e o planeta Netuno +7.6°.Ou seja quanto menor o número da magnitude maior é o brilho.

  O limite que o olho humano consegue enxergar é de aproximadamente +6° de magnitude, variando de pessoa a pessoa e com as condições atmosféricas.

  Se utilizarmos um telescópio podemos seguir a seguinte tabela para saber se podemos ver determinado objeto ou não:

    *Para saber mais sobre a magnitude e sua historia, como determinar e muito mais acesse essa matéria do Apolo11.com

Dicas: 

  Bom, para praticar o que aprendeu que tal tentar ver um satélite?

  
Uma ótima alternativa é ver a Estação Espacial Internacional (ISS) que é bem brilhante.Para isso acesse o aplicativo Satview (clique aqui para acessar), configure sua localização em "configuração local" e clique em "Prev. 5 Dias" para saber se a ISS poderá ser visível nos próximos cinco dias.

  Você também pode acessar o site Heavens-Above (em inglês) para ver quais são os satélites que podem ser vistos em determinada data.Primeiro clique aqui para acessar o Heavens-Above e, em seguida, configure a sua localização em "configuration", depois selecione "Daily predictions for brighter satellites" em "satellites" para poder ver uma tabela com os satelites que estão visíveis na data selecionada, em sua cidade.
  


   Bom pessoal por enquanto é isso, espero ter ajudado. Qualquer duvida deixe nos comentários!







 Gostou da matéria? Não esqueça de curtir a nossa página para ficar por dentro e receber nossas novas postagens e muito mais informações diretamente no seu perfil! Curta: Mensageiro Estelar.









Escrito por Fabricio Oliveira de Carvalho Olá, gosto muito de pesquisar assuntos referentes à Astronomia, essa maravilhosa ciência que trata dos mistérios do universo, também gosto muito de astronáutica. Meu sonho é me formar em Engenharia Aeroespacial.Também gosto de outras coisas como fotografia, aviação, ciências exatas e etc... Gosto de estar sempre aprendendo, e gosto mais ainda de estar compartilhando o que sei e o que estou aprendendo.Foi com esse objetivo que criei o blog! Facebook: https://www.facebook.com/fabriciooliveiraastr  Email: fabriciooliveira@astronomia.web.st



Um comentário:

Unknown disse...

Muito boas as dicas. Simples, direto e didáticos para os leigos na área. Parabéns! Gosto de observar o céu e com suas dicas vou em busca da ISS pelo aplicativo.

Pesquise aqui!