Visitantes até agora

sábado, 12 de abril de 2014

Como diferenciar estrelas de planetas no céu?


DICA ASTRONÔMICA: Como diferenciar estrelas de planetas no céu?
  Bom, a principal maneira é observar a questão da cintilação, mas primeiramente o que seria isso?   A cintilação pode ser definida como a variação do brilho aparente ou coloração de um determinado objeto visto através de um determinado meio (refração). No caso dos astros celestes esse meio é a atmosfera terrestre.Traduzindo para uma linguagem mais simples, a cintilação é o "piscar" desses astros.
  Podemos dizer que as estrelas apresentam uma grande cintilação, ou seja, piscam bastante. Já os planetas apresentam praticamente nenhuma cintilação, não piscam.
E porque isso acontece?
  A cintilação acontece devido a forma com que a luz desses astros chegam aos nossos olhos:
  No caso das estrelas, devido à grande distância, a sua luz é focada nos nossos olhos como um "ponto", tão estreito que as correntes de vento com diferentes temperaturas e índices de refração distorcem a luz e fazem a estrela piscar aparentemente.
  Já no caso dos planetas, devido à menor distância, a sua luz é focada nos nossos olhos como um disco. A luz vinda do planeta vem de vários "caminhos diferentes" ao atravessar a atmosfera e é pouco provável que a sua maioria seja deformada ao mesmo tempo. Assim, a cintilação é muito menor e o planeta aparece como um ponto que não pisca.
  Podemos por tanto resumir tudo em: "Estrelas piscam, planetas não". É claro que tem várias outras variáveis mas não vamos entrar nelas por enquanto.


Por enquanto é só, qualquer duvida, critica ou sugestões deixem nos comentários! 

Até mais!

Gostou da matéria? Não esqueça de curtir a nossa página para ficar por dentro e receber nossas novas postagens e muito mais informações diretamente no seu perfil! Curta: Mensageiro Estelar.

Escrito por Fabricio Oliveira de Carvalho
O
lá, gosto muito de pesquisar assuntos referentes à Astronomia, essa maravilhosa ciência que trata dos mistérios do universo, também gosto muito de astronáutica. Meu sonho é me formar em Engenharia Aeroespacial.Também gosto de outras coisas como fotografia, aviação, ciências exatas e etc... Gosto de estar sempre aprendendo, e gosto mais ainda de estar compartilhando o que sei e o que estou aprendendo e foi com esse objetivo que criei o blog! Facebook: https://www.facebook.com/fabriciooliveiraastr  Email: fabriciooliveira@astronomia.web.st




Um comentário:

Jéssica Mirtiany disse...

Ótima explicação! Descobri apenas a distinção através do brilho dos diferentes corpos, isso há uns dois anos. rsrs.
Parabéns pelo blog e pelas astrofotografais!

Pesquise aqui!