Visitantes até agora

domingo, 8 de dezembro de 2013

Rockoon, balões e foguetes.

Olá pessoal! Hoje estarei falando mais sobre uma técnica de lançamento que ficou conhecida como rockoon.

  Bom os "rockoons" é uma técnica de lançamento que consiste em elevar o foguete por meio de balões acima da densa atmosfera inferior, poupando dessa forma uma etapa crucial do voo, visto que o foguete não teria que voar com seus próprios motores na parte mais baixa e densa da atmosfera.


 O conceito original foi desenvolvido pelos comandantes Lee Lewis e G. Halvorson, S.F. Singer e James A. Van Allen em 1949.
 Em 1952, Van Allen convenceu a Guarda Costeira dos Estados Unidos a deixa-lo disparar seus "rockoons" do navio quebra-gelo Eastwind que se dirigia para a Groenlândia.
USCGC Eastwind, créditos: US Navy}



  O primeiro balão subiu corretamente para 70 mil pés, mas a ignição do foguete levado por ele não ocorreu, o mesmo aconteceu com a segunda tentativa.Descobriu-se que a causa do problema era o frio extremo das altas altitudes que provavelmente teria parado o relógio responsável pela ignição.Posteriormente com o problema resolvido, a terceira tentativa foi um sucesso.

  O Escritório de Pesquisa Naval (EUA ONR) usou o foguete Loki em alguns de seus lançamentos rockoon para a pesquisa da atmosfera superior. O primeiro lançamento Rockoon do Loki I ocorreu em 01 de julho de 1955 à partir de um navio na costa da Groenlândia.

  Entre Julho e outubro de 1955, foguetes Loki I e Deacon foram lançados com sucesso à partir de balões (Rockoons) lançados de barcos na costa da Groenlândia para estudos de raios cósmicos do grupo de pesquisa da Universidade de Lowa.

Foguete Deacon sendo elevado por um balão.



 A principal desvantagem desse sistema de lançamento é o fato de que o balão não pode ser "dirigido", então nem a direção em que o foguete será lançado e nem o local da queda em caso de problemas pode ser controlado.


Por enquanto é só, qualquer duvida, critica ou sugestões deixem nos comentários! 

Até mais!

 Gostou da matéria? Não esqueça de curtir a nossa página para ficar por dentro e receber nossas novas postagens e muito mais informações diretamente no seu perfil! Curta: Mensageiro Estelar.

Escrito por Fabricio Oliveira de Carvalho
O
lá, gosto muito de pesquisar assuntos referentes à Astronomia, essa maravilhosa ciência que trata dos mistérios do universo, também gosto muito de astronáutica. Meu sonho é me formar em Engenharia Aeroespacial.Também gosto de outras coisas como fotografia, aviação, ciências exatas e etc... Gosto de estar sempre aprendendo, e gosto mais ainda de estar compartilhando o que sei e o que estou aprendendo e foi com esse objetivo que criei o blog! Facebook: https://www.facebook.com/fabriciooliveiraastr  Email: fabriciooliveira@astronomia.web.st




Nenhum comentário:

Pesquise aqui!