Visitantes até agora

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como se forma um buraco negro?

 
Representação artística de um buraco negro, créditos: NASA
  Olá pessoal.Hoje vou falar um pouco à respeito de como é formado um buraco negro, um dos objetos mais misteriosos do universo.Escrevi esse texto tentando simplificar a explicação e com base no que estudei e entendi do assunto.Vamos lá então:

  A energia de uma estrela é proveniente de reações termonucleares, no caso do nosso Sol, é a fusão do Hidrogênio em Hélio que "produz" energia. Devido as estrelas serem imensas, elas apresentam um intenso campo gravitacional que de certa forma "tenta constantemente implodir a estrela". Isso não ocorre pois as reações termonucleares atuam como uma "especie de bomba", impedindo que a estrela seja implodida, ou seja, existe um certo equilíbrio entre essas forças. Para exemplificar, criei essa simples ilustração abaixo:

 E quando o combustível de uma estrela acaba? Bom, nesse caso as reações termonucleares deixam de ocorrer, sendo desfeito o equilíbrio, e o imenso campo gravitacional atrai a matéria da estrela para o seu núcleo, compactando toda a matéria da estrela. A medida que ocorre essa compactação, o núcleo se aquece e chega à um ponto em que ele explode, arremessando para o espaço matéria e radiação. O que sobra desse processo é um núcleo altamente comprimido e maciço, que se for superior a duas massas solares, terá uma gravidade tão forte que sua velocidade de escape será superior a da luz, temos então um buraco negro.


Por enquanto é só, qualquer duvida, critica ou sugestões deixem nos comentários! 

Até mais!

 Gostou da matéria? Não esqueça de curtir a nossa página para ficar por dentro e receber nossas novas postagens e muito mais informações diretamente no seu perfil! Curta: Mensageiro Estelar.

Escrito por Fabricio Oliveira de Carvalho
O
lá, gosto muito de pesquisar assuntos referentes à Astronomia, essa maravilhosa ciência que trata dos mistérios do universo, também gosto muito de astronáutica. Meu sonho é me formar em Engenharia Aeroespacial.Também gosto de outras coisas como fotografia, aviação, ciências exatas e etc... Gosto de estar sempre aprendendo, e gosto mais ainda de estar compartilhando o que sei e o que estou aprendendo e foi com esse objetivo que criei o blog! Facebook: https://www.facebook.com/fabriciooliveiraastr  Email: fabriciooliveira@astronomia.web.st




Nenhum comentário:

Pesquise aqui!